quarta-feira, 11 de julho de 2007

FODER

Está página existia na Wikipedia lusofona e existe, ainda, na wikipedia Inglesa. Foi apagada da wikipedia lusofona devido a complexos a constrangimentos de alguns usuários. A página foi colocada à votaçao para eliminar por http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Fredxavier e eliminada com os votos contra de Tiago Vasconcelos; OS2Warp; Marcos; Vinicius Sequeira; Sturm; Garavello; Fabiano; Nice; Fred Xavier; Dantadd; Laobc; Hugo Lima; Nemracc

FODER

Foder é uma palavra Portuguesa, um verbo, que significa literalmente ter uma relação sexual. No entanto é errado ser utilizada para descrever simplesmente sexo, uma vez que sexo tem um sentido mais lato que o "foder", podendo o sexo signficar o orgão genital, o masculino ou feminino, etc. A palavra é geralmente considerada ofensiva.


Não é claro se a palavra foi sempre considerada ofensiva, e se não, desde quando passou a ser considerada um "palavrão"?


Se nos reportarmos ao Inglês da palavra foder ("fuck"), algumas evidencias em alguns locais onde se fala Ingles, esta palavra era considerada aceitável pelo menos ate ao século XVII onde significava "penetrar" ou "acertar". Outras evidencias indicam que era vulgarmente utilizado já no século XVI em Inglaterra ainda longe da carga ofensiva que tem hoje.


A palavra tornou-se ofensiva com o tempo por ser usada para descrever momentos de fúria, hostilidade e zanga, dando-lhe assim uma conotação negativa e utilizada em degradáveis circunstancias ou para ofender intencionalmente alguém, assim como o termo "filho da puta", que é um dos palavrões mais ofensivos que tem origem na palavra foder.

Etimologia

Algumas fontes, principalmente Inglesas, como seja o famoso dicionário de Inglês de Oxford (Oxford English Dictionary) contem que a verdadeira etimologia da palavra "fuck" (português "foder") continua incerta mas parece ter origem no Anglo-saxão.

Miguel Ramos Graça

2 comentários:

Anónimo disse...

Você se propôs a falar sobre a origem do verbo "foder" na língua portuguesa e findou tratando da forma equivalente em inglês, "fuck",falando um pouco da origem do termo inglês, mas se desviando do assunto que era a origem da palavra portuguesa.

Anónimo disse...

Ao que tudo indica o verbo foder deriva do latim vul. futere ou clas. futuere e não do anglo-sãxão.