domingo, 23 de setembro de 2007

Fred Xavier é alvo de ataques e chora. O Blog da Luz no fundo do tunel.



Finalmente um texto inteligente de alguém claramente lúcido e longe do nepotismo da Wikipédia. Uma luz no fundo do tunel da Wikipédia. Talvez, com pessoas como este autor, a wikipédia possa ter futuro.



Pelo valor do texto, com a devida vénia ao autor, aqui o reproduzimos:


Incubator Blog




Fred Xavier é alvo de ataques, e chora
Heber Ancílio Joinhberg

O blog "Wikipedia Queixas" (anunciado aqui no Wikipolítica em [1]), que agora está sob o título "Republica (sic) Democrática da Wikipédia Lusófona" dedica - pelo menos até o momento - quase que exclusivamente todas as postagens a atacar o administrador mineiro que se diz chamar Fred Xavier (ver também [2]). Fred é a todo momento chamado carinhosamente de "Enfant Terrible", tradução do francês para "criança terrível", numa tradução mais livre algo como "criança malcriada". O blog contém um texto pesado, irônico e as vezes até interessante, apesar de ser visivelmente escrito por alguém que desconhece quase que completamente o funcionamento interno da Wikipédia. Lotado de preconceitos e ataques, o blog também é recheado de pérolas. Sem contar o fundo negro com letra cinza, dificultando bastante a leitura. Na soma, pouca coisa se pode aproveitar dali, mas é claro que os editores ativos estão de olho! Por mais que dizem ignorar, fazem questão de ler as novas postagens, apenas para saber.

Xavier está visivelmente abalado com a situação, fica todo tempo choramingando pelos cantos e fazendo propaganda (indiretamente) do tal "blog difamatório", como ele mesmo apelidou. Ele diz hoje em sua página "não alimente os trolls", mas, se ele considera o Rui um "troll", ele mesmo faz o favor de ser o primeiro a oferecer o banquete. A verdade é que (talvez mesmo sem saber) o Xavier admira de certa forma o Rui. Xavier, já conhecido por sua tolerância limitada, agora experimenta de seu próprio veneno. E chora. - Na Esplanada a confusão está formada: o hilário Machocarioca, o químico NH (ex-Hinkel), o estabanado Lipe FML e o sumido intolerante Nuno Tavares, entre outros famosos já deram seus palpites. O Marcelobbr é incoerente: "Don't feed the trolls.", mas será que ele não sabe que dizendo isso ele já está alimentando? Todos dizem desprezar o tal blog, e Xavier defende seu choro dizendo que "outros usuários" foram também citados. Se estivéssemos na China e o Xavier trabalhasse no governo, ele iria mandar bloquear esse blog, com certeza!



Para quem ainda não está por dentro desse assunto, a história é um pouco longa: Rui Resende entrou recentemente na Wikipédia com uma atitude ousada demais. Criou artigos de forma pouco ortodoxa, gerando arrepios para todos os lados. Criou artigos pouco verificáveis, baseados - segundo conclusão de alguns usuários ativos - em trabalho acadêmico feito por ele mesmo (ele costuma colocar sempre "Resende, Rui & Néret, Don; Estimulação cognitiva para enfrentar uma Crise Conjugal, 1998, pág. 108 (footnote)" ), com erros óbvios de conceitos e citando como referências livros informais de auto-ajuda como o "Por que os Homens Mentem e as Mulheres Choram?". Acredito que isso seja pura falta de experiência, puro amadorismo, ou até mesmo imaturidade, mas não parece má-fé do usuário em questão. A verdade é que ele ainda não está preparado para a Wikipédia, mas, ao invés de tentarem dialogar com o doido, preferiram partir pro ataque burro: o longo bloqueio. Esse tipo de contra-ataque é tão imaturo quanto o "ataque" inicial do Rui. Mesmo porque ele "atacou" sem querer, ao que tudo indica (posso estar enganado) ele não sabia que estava causando dores alheias. Mas, recebeu de volta a fúria em sua potência máxima. Aquela fúria que eu já comentei neste blog: a fúria acumulada do dia-a-dia despejada em fúria dentro da Wikipédia, uma intolerância máxima. A fúria também consequente da violência que nosso país (Brasil) sofre, ficamos reféns dos verdadeiros bandidos e ficamos reprimidos: bloquear dentro da Wikipédia é uma forma de extravasar também nesse sentido. Agora é pau pra todo lado. Rui utiliza fantoches e proxies para azucrinar ainda mais, e ele agora, em sua própria consciência, acha que está no direito de responder (mesmo que de forma agressiva) aos ataques sofridos. Tanto na Wikipédia com proxies, como em e-mails particulares e também no tal blog das queixas. E pior que todo mundo lê. Mas não tem como não ler, porque no mínimo, é comédia.



A comunidade ainda trata os novatos como vândalos, e não como potenciais editores. Ao invés de dialogar e ensinar, preferem reprimir e plantar a semente de um futuro grande vândalo.
Mas o pior de tudo isso é que não havia consenso na comunidade sobre o bloqueio do Rui. Pelo contrário, houve até empate técnico: [3] numa votação relâmpago (de 3 dias!). Mas preferiram ignorar isso e bloquear o usuário em infinito, mesmo com o impasse. E para fechar essa história com chave de ouro, Xavier criou um pedido de sanção contra ele mesmo (ver [4]). Sinal de loucura ou de que ele ainda não sabe distinguir o público do privado?



Xavier argumenta a todo tempo estar sofrendo perseguição. Perseguição mesmo ou falta um pouco de humildade para reconhecer alguns erros? Nunca é tarde para mudar e rever os conceitos particulares sobre o mundo. E isso vale para todo mundo, até pra mim. O preconceito já era.

Sem comentários: