domingo, 23 de setembro de 2007

Auto de uma Wiki Peida do Inferno

Gil Bi Ciente, o homem duas vezes ciente da podridão da Wikipédia, dá narração a este Auto com a finalidade de divertir e ao mesmo tempo instruir. Com grande sentido cómico e profunda veia moralizadora, Bi Ciente, conta a historia de um barqueiro do inferno e do céu que conduz os condenados e os agraciados administradores e editores da Wiki Peida até ao seu destino final.



Neste Auto de uma Wiki Peida do Inferno, os administradores e editores que bloquearam, foram bloqueados ou se pronunciaram, vão a julgamento pelo Diabo e pelo Anjo.

Nesta histórica, onde a ficção se pode confundir com a realidade da Wikipédia, mas que se tal acontecer é pura coincidência, temos várias personagens que vão aparecendo conforme fomos dando uso neste blog e que carregarão consigo a contribuição que a Wiki Peida lhes pesou.

- Fidalgo: Frigido Xavier

- Pajem: André Konas

- Agiota: O Gato Amarelo

- Parvo: In Aguas, embora o Jo da Logo Bi que nada tem com o Jo Lorib esta a concorrer ao lugar. Mas neste momento ainda só esta a ver se chove. ;-)

-Sapateiro: Luz e Tania

- Frade: PatriciaGRRR

-Procurador: Ozal ID ou o Diapositivo

- Enforcado: Rui Resende

- Quatro Cavaleiros: Clara C., Macho Carioca, Incognitus e Ghiratta

- Juiz: Wiki Méia Peida Foundation

-Bruxa: Nice na Boa

- Amante do Frade: Por descobrir

- Judas: Um Merdas e o seu bode Rang a Palma

Brevemente, aqui, poderão encontrar a narração deste Auto, que procurara, que o texto hilariante, cheio de ironia, trocadilhos, metáforas, ecoe naturalmente no intimido de cada wikipedista .

Em resumo das personagens:

Fidalgo: O Frigido Xavier representa os administradores (ou ex-administradores). Chega à Barca com um pajem (André Konas), uma roupagem exagerada que diz “don’t feed me” e uma cadeira de couro, com rodas e inclinável, elementos característicos de seu “status social”. O Diabo pede a alma do Fidalgo tido uma vida de exagero, abuso de poder e de pecados. O Fidalgo ainda alega em defesa as muitas edições (nada de especial, apenas uma reversão de alegados vandalismos que soma 8mil e tal edições) e que a sua acção era apenas do bem da comunidade e dos outros administradores. Nada lhe valem as “compras” de indulgências, ou orações encomendadas. O Diabo enquanto esfrega um olho, envia-o para o Inferno, dizendo que as edições que fez são uma porcaria, o abuso de poder foi grande e o nepotismo e tirania é evidente. Para além dos seus maiores defeitos: o orgulho e a prática da tirania. (baseado na discrição de Gil Vicente na Auto da Barca do Inferno). No entanto o Diabo concedeu-lhe uma precária para poder consultar o psiquiatra, pois mesmo no inferno não criar este tipo de loucos dicéfalos. Foi então que este Fidalgo Terrivel fugiu e voltou para a Wikipédia, disfarçando-se de mero editor, deixando uma mensagem na sua página de usuário dizendo que estava inactivo. Mas a verdade é que ele continua lá, mesmo que não se veja, a verdade é que os artigos continuam a ser apagados, revertidos e imagens apagadas. Vá o Diabo descobrir os socks deste Fidalgo.


O Pajem: Personagem horrível, que passa a vida a brincar com a sua pequena barbicha, que deixou crescer em tributo ao bode (representação do Diabo) é talvez pior que o Fidalgo, mas sem cadeira de couro com rodinhas e reclinável. Actua na sombra do seu mestre, é a sua cria e é um perturbador farofeiro que não respeitas as regras. Ataca os modestos novatos que desafiam o seu mestre. Dos últimos ataques conhecidos, bloqueios e reversões, conhecem-se os que fez aos quatro cavaleiros.

O Agiota: É um usuário que ao chegar à barca do Diabo descobre que seu rico dinheiro ficara em terra. Utilizando o pretexto de ir buscar o dinheiro, tenta convencer o Diabo a deixá-lo retornar, mas acaba cedendo às exigências do julgamento. É um pobre vendido que viveu de prejudicar os mais modestos editores e novatos, para tirar proveito e servir o Fidalgo.

Parvo: É um dos poucos a não ser condenado ao Inferno. O Parvo chega desprovido de tudo, é simples, burro a e consegue até vandalizar umas paginas na Wiki Peida e no commons sem o Juiz e o Frade desconfiar. Na barca do Anjo, diz ser ninguém, um burro e pequeno vândalo encéfalo. Pela sua encefalia é conduzido ao Paraíso, pois ninguém tem culpa de ter a cabeça vazia, já nasceu assim.

Sapateiro: A Luz e Tania (nome de revistinha) representante os mestres do ofício, dos administradores dedicados, principalmente dos ex-administradores que renunciaram por não terem capacidade para gerir (mas continuando a querer mandar). Apresenta-se ao Diabo carregando seu instrumento de trabalho, o botão de bloquear e o checkuser sobressaem do seu portatil. Este mestre do oficio enganou todos os usuários da Wiki Peida que lhe confiaram as ferramentes de administrador e procura enganar o Diabo, que não se deixa enganar por seus artifícios e lhe bloqueia a internet.

Frade: Representando o clero dos administradores, ou seja, aqueles que só rezam e nada fazem para inverter as injustiças, a PatriciaGrrr é a administradora alegre, cantante mas muito mau-caráter. Acompanhado de sua amante, que ainda não descobrimos quem é, esta Frade quer fazer acreditar que lhe basta apenas ter rezado e estar a serviço da fé wikipedista para ser perdoada pelos seus pecados mundanos. Mas contra suas expectativas é condenado ao fogo eterno, pois pregar a paz, a verdade e fé não basta, importa agir. E a Frade, só para manter o lugar e o “Status Quo” foi incapaz, quando podia, de agir contra as injustiças do Fidalgo e seus “apóstolos” com medo de perder esse “status”. Sabemos no entanto que fugiu do Inferno e agora esconde-se na Wikimedia commons.

Bruxa: Uma fusão da personagem mexeriqueira e feiticeira. Por sua depravação, devassidão, podridão, e falta de escrúpulos, é condenada. Representa a qualidade moral de outros wikipedistas com ela se relacionam e votam para apagar bons artigos. A Nice da Boa sempre serviu o Fidalgo, o Clero (Frade) e outros imorais, que procuravam as suas moças para se satisfazer. Ou seja, esta alcoviteira, na Wikipéida, em que as moças são os votos, sempre votou em sintonia com estes imorais para fazerem valer os seus interesses e pontos de vista.

Judas: Apresenta-se acompanhado pelo seu bode, parecido com o André Konas, mas com quatro patas (aqui representado pelo Range a Palma). Lastimado pela comunidade e rejeitado até pelo próprio Diabo que, inicialmente, se recusa a levá-lo. Acaba por ser condenado, com outros, por não seguir os mandamentos da Wiki Peida e respeitar as regras.

Procurador e o Juiz: Representam o poder da Lei. Deveriam ser o exemplo do bom comportamento e exemplo para a comunidade, assim como tinham o dever de fazer valer a justiça. Mas ambos, Ozal ID e Wikimédia acabam condenados precisamente por não o terem feito enquanto administradores da Wikipédia, fechando os olhos à injustiça e imoralidade do Fidalgo, do Pajem, da Bruze, etc, para além de o Procurador ter sido imoral quanto os mais imorais administradores, manipulando a justiça de acordo com os seus próprios interesses, nomeadamente ao bloquear novatos em pseudo-votações .

Enforcado: É um pobre novato, transformado em vândalo que acredita ter o perdão garantido: O facto de ter sido bloqueado sem razão e já ter cumprindo sua pena, fá-lo acreditar que está redimido dos seus pecados, principalmente porque alega que foram provocados pelo bloqueio injusto e ilegítimo que o transformou num vândalo, mas é condenado também a ir para o Inferno por Bi Ciente. No entanto, nós intercedemos por ele, e resgatamo-lo no inferno, mas como paga obrigamo-lo a a escrever, connosco, num blog.

Cavaleiros: Por fim chegam à barca os quatro cavaleiros da cruzada pela democracia e liberdade da Wikipédia. São estes que lutam pelo triunfo de uma Wiki Peida justa e livre e são bloqueados (morrem) pelo poder dos administradores (mouros). Obviamente, com uma registo impecável, apesar dos bloqueios injustos quando tentavam denunciar fraudes ou desmascara o regime fidalgo e tirânico, são todos julgados e absolvidos para irem para o céu.



AUTO DA BARCA DO INFERNO

Pequeno extracto da Bruxa
Barqueiro mano, meus olhos,prancha a Bruxa.
ANJO: Eu não sei quem te cá traz...
Bruxa.: Peço-vo-lo de joelhos.Cuidai que trago piolhos,anjo de Deus, minha rosa?Eu sou aquela preciosaque dava as moças a molhos,a que criava as meninaspara os cónegos da Sé...Passai-me, por vossa fé,meu amor, minhas boninas,olho de perolinhas finas!E eu som apostolada,angelizada e martelada,e fiz coisas muito divinas.

Resumo do verdadeiro AUTO de Gil Vicente para que possam entender o Auto de uma Wiki Peida do Inferno



TODAS AS PERSONAGENS SÃO FICTÍCIAS E A HISTORIA É BASEADA NO AUTO DA BARCA DO INFERNO, PELO QUE QUALQUER SEMELHANÇA DA REALIDADE É PURA COINCIDÊNCIA.

NOTA MUITO IMPORTANTE: O Pajem aqui representado, que nas pausas de dar graxa à pila do Fidalgo, era um escritor falhado, nada tem a ver com o escritor (hihihi) André Koehn que tem as suas obras (hihihi) publicitadas neste site. Até porque um é Konas e outro é Koehne, e o primeiro é fictício e o ultimo não tenho a certeza.

Sem comentários: