quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A loucura comunitária do nepotismo da Wikipédia

Neste meu tempo de estudo ao comportamento “wikipedista” quando associado em massa, que serve de suporte ao meu trabalho de investigação sobre o “comportamento da massa segundo Gustave Le Bon”, fiquei fascinado com a loucura comunitária do nepotismo da Wikipédia que só vem provar e reforçar a teoria de Le Bon, que diz que quando a massa se associa, perde a consciência, é emocional, impulsiva, estúpida (ver pessoa estúpida na Wikipédia), violenta e descuidada, características de verdadeiros falhados.

Extremamente interessante foi o facto de ter podido contactar em particular e de forma individual com alguns utilizadores e verificar que estes, nessa condição individual – desagradados da massa -, adoptavam uma postura completamente diferente; muitos chegavam mesmo a criticar os seus pares (outros administradores) e dizendo que o seu alinhamento devia-se à necessidade de manter a rede de confiança (que eu digo de segurança). O que só vem provar que, mais uma vez, Le Bon tinha razão quando afirmava que a mentalidade colectiva da massa é adversa à mentalidade enquanto pessoas individuais.

Existem administradores com elevada formação académica e (possivelmente) profissional, que evidenciam sinais claros de uma cultura talvez mesmo acima da media, que no entanto, quando agrupados com os administradores encéfalos, perdem completamente a personalidade consciente, adquirem uma sensação estúpida de grande poder e dão vazão ao seu instinto perdendo a noção da responsabilidade. Nessa altura passam a comunicar através de um nepotismo obsessivo que aumenta impetuosamente quanto mais confrontado é o grupo com as ilegitimidade e atrocidades que vão praticando. É neste momento, que um individuo culto e bem formado desce diversos degraus na escala da civilização, poder o raciocínio, aceita ideias contraditórias e imagens desconexas e reage impulsivamente.

Em face desta observação, seria injusto da minha parte acusar alguns bons editores e administradores que, individualmente, contribuem positivamente para o projecto, só porque perdem a consciência quando associados e contagiados pela restante massa. É tão difícil (ou mais) fugir a esse contágio como evitar uma gripe quando expostos durante dias no meio de infectados com o vírus influenza; sendo que para a gripe já há vacinas e para a ignorância ainda não.


Ilustres administradores (os bons): PENSEM NISTO.
Imagem 1 representa um comportamento irracional em que os agentes perdem a personalidade consciente e a noção da responsabilidade, actuando de forma desordeira, desorganizada, estúpida e descuidada.
Imagem 2 representa um comportamento individual, socializando racionalmente, consciente e com noção da responsabilidade, actuando de forma ordeira, organizada, e inteligente.

Sem comentários: